Funções
Verbetes
Imagens
Juristas
Clientes
Publicações na Imprensa
 
 

 
Versão Atual
Versões Online e
para redes
Suporte
Requisitos
do sistema
Instalação
Instalação no Windows Vista
 
 
 

Mecanismo e  atualizações existentes
Regras de redação da Atualização
Metodologia da Atualização
Upgrade
 
 
 

 

Empresa
Atividades
Email
Fale conosco
Ser nosso
parceiro ou revendedor
 
 
voltar à página inicial

 

 

 

   Atualmente estamos na versão 6.0. Esta versão caracteriza-se por ter, além de toda as outras funções das anteriores, a atualização online, gratuita , por três meses a partir da compra e depois deste período mediante assinatura.

    O sistema de atualizações funciona da seguinte forma:

1. Atualização de Verbetes e Legislação, como funciona (mecanismo e  assinatura)
2. Atualização de Versão
3. Metodologia da atualização de verbetes

1. Atualização de Verbetes e Legislação, como funciona (mecanismo e  assinatura)

  Tal como especificado na Licença de uso, até a versão 5.0 os EDITORES não têm compromisso de atualização, seja do sistema, seja do texto, seja das normas legais. A versão 6.0 possibilita a atualização gratuita a ser baixada pela Internet por 3 (três) meses contados a partir da data de aquisição que é aquela do pagamento do produto.

Prazos. Atualização gratuita e assinatura.

  As atualizações gratuitas principiam no primeiro número posterior à versão instalada e seu prazo é, como susodito, de três meses após a data de aquisição da Enciclopédia, sendo necessário, depois disto, para contratar a assinatura pelos prazos de seis meses (clique aqui para contratar) ou um ano. (clique aqui para contratar).

a) do texto da lei, conforme novas normas publicadas, havendo tolerância de atraso de até 7 (sete) dias;
b) do texto dos verbetes conforme sejam feitas alterações, inserções ou supressões, a critério exclusivo da ELFEZ. A meta é sempre atualizar conforme as modificações legislativas, acrescentar novas definições, incorporar novas teorias e expandir verbetes menores, etc.

     Ao abrir o programa a Enciclopédia verifica automaticamente se o cliente está conectado na Internet (pode também o usuário manualmente provocar a verificação, bastando acessar o Menu Atualizações e clicar em "verificar atualizações"). Deve ser permitido à Enciclopédia acessar a Internet, em alguns casos nas quais exista bloqueio de firewall, etc. Para isto, via de regra, deve-se abrir o software de segurança, antivírus ou firewall e adicionar a Enciclopédia em sua lista de softwares autorizados.

Aparecerá a seguinte janela:


(o número de atualizações na figura é meramente exemplificativo)

 Clicando-se em "sim", por sua vez, aparecerá  a janela abaixo:
 

    Estando dentro do período de atualização gratuita ou no período de assinatura paga, bastará selecionar e clicar em "baixar atualizações". Caso tenha se expirado o período aparecerá a seguinte tela:

2. Atualização de Versão

A atualização de versão consiste no implemento de novas funções ao programa. Ela não está compreendida na assinatura..

3. Metodologia da atualização de verbetes

A atualização da obra é realizada buscando-se a menor interferência possível no texto do autor, Leib Soibelman, e, principalmente, dar ciência ao usuário sempre que houver qualquer alteração ou acréscimo. Há os seguintes tipos de sinalização para possibilitar a identificação destas alterações:

  1. - nota do atualizador
  2. - nota do revisor
  3. - verbete escrito pelo atualizador
  4. - verbete escrito pelo revisor
  5. - verbete atualizado (em função das modificações legislativas alguns textos não permitiam uma simples nota, sendo assim necessária uma modificação mais substancial)
  6. - palavras em itálico inseridas pelo atualizador
  7. - verbete reescrito pelo atualizador

Em alguns verbetes houve substituição da palavra desquite por separação judicial quando era próprio. Foi modificado o tempo de alguns verbos em verbetes sobre a União Soviética, escritos antes da sua extinção. Nos verbetes em que são dados exemplos com valores foi substituído o nome da moeda nacional da época em que o autor escreveu pelo nome da moeda atual. Foram inseridas diversas remissões em alguns verbetes. Alguns verbetes com mesmo título, mas que eram necessariamente complementares, foram conjugados, posto que estavam separados unicamente por força da existência de vários adendos na edição impressa.

Particularmente em razão da teoria do negócio jurídico, adotada pelo Novo Código Civil, alguns verbetes foram alterados em seu título ou texto, substituindo-se "ato" por "negócio", quando foi o caso, ou acrescendo-se a expressão "ou negócio". Sempre que possível, quando a alteração era realizada no bojo do texto, isto foi sinalizado com a opção número 7, acima, ou seja, colocando-se dita expressão em itálico, porém não se aplicando isto quando a alteração foi feita no título, onde não há palavras em itálico.

Fizeram-se, portanto, pouco mais de 1400 alterações (incluindo-se nisto os verbetes novos), num universo de mais de 36.000 verbetes escritos pelo autor. A atualização será continuamente feita, pelo que acompanharemos as inovações legislativas. Quanto ao Novo Código Civil foi feita uma varredura em toda a Enciclopédia, se adicionando muitos verbetes novos e alterando, consoante as explicações acima, o que foi necessário.

As futuras atualizações serão feitas conforme explicado acima, no item 1.

Atualizador e revisor: Félix Soibelman